Este cabo da Intel consegue transferir até 800 gigabits por segundo

Este cabo verde aparenta ser como qualquer outro, mas não se engane: ele pode transportar dados a uma velocidade impressionante de 800 Gbps.

O cabo é baseado na tecnologia Silicon Photonics da Intel. Ele possui 64 fibras – 32 para transmitir dados, e 32 para receber – e cada uma delas é capaz de mover dados a 25Gbps. Multiplique isso, e ele pode levar 800 Gbps em cada sentido, um total de 1,6 terabits por segundo.

As fibras ópticas foram criadas em parceria com a Corning, responsável pelo conhecido Gorilla Glass. Além disso, essas fibras são reunidas no final por um novo conector MXC, significativamente mais fino que um clipe de cabo ethernet padrão.

O custo do cabo não foi revelado. Mas Mario Paniccia, da Intel, diz ao Ars Technica que a empresa quer baixar o custo da tecnologia para que ela possa ser “barata o suficiente para competir com cobre”.

Só não espere trocar seus cabos USB 3.0 por um MXC tão cedo. Este novo modelo foi feito para substituir cabos de interconexão em data centers e supercomputadores, onde ele quer suplantar os cabos de 10 Gbps comumente usados ??para conectar switches e afins.

Microsoft e Facebook já estão testando estes cabos. Mas, quem sabe um dia, você terá um cabo verde super-rápido como este também. [Intel via Ars Technica]

Fonte: Gizmodo

Tagged , . Bookmark the permalink.