Sony e Panasonic preparam disco óptico que armazena até um terabyte

Sony e Panasonic anunciaram no ano passado que estão desenvolvendo um novo disco óptico de alta capacidade, e novos detalhes indicam que o futuro Archival Disc terá capacidade de até 1TB.

As empresas alegam que o formato Archival Disc será duro na queda: resistente a poeira, umidade e mudanças de temperatura. Ele possui três camadas em cada lado, e pode gravar dados nos dois lados. Claro, será necessário um drive específico para ler Archival Discs.

A primeira versão do disco está prevista para meados de 2015 e guardará até 300 GB em dados; depois, teremos uma versão de 500 GB; por fim, chega o disco de 1 TB. Quando? Sony e Panasonic não dizem.

E isso pode demorar: a TDK mostrou um disco óptico de 1TB em 2010, mas até agora ele não chegou ao mercado. E a FujiFilm prometeu lançar um disco óptico de 1TB até 2015, mas há tempos não ouvimos falar sobre ele. Os discos seriam promissores para armazenar conteúdo em 4K (baixá-lo pela internet pode ser difícil), jogar games de última geração e fazer backup mais barato.

O logo do novo Archival Disc

O novo suporte, que chega ao mercado em 2015, será inicialmente usado para armazenar filmes de 2 e 4K, que exigem grandes quantidades de espaço de armazenamento.

No entanto, Sony e Panasonic planejam vender seus discos de alta capacidade para profissionais, como uma “solução para proteger dados valiosos para o futuro”. Ou seja, eles devem ser voltados para backup de muitos arquivos, ou de arquivos grandes. Quem precisa de Blu-ray, afinal? [Sony via Engadget]

Fonte: Gizmodo / Brasilgamer

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.
  • jcarlos_sgdf

    BF4 numa mídia dessa não seria muito útil já que o jogo é todo remendado! Aproveitando que essas mídias utilizarão os dois lados, um deles tem que ser regravável para guardar os remendos e os malfadados DLC’s.