Em vídeo, assistente Cortana da Microsoft mostra o que pode fazer (mas ainda não revela sua voz)

Ouvimos há algum tempo que a Microsoft prepara uma assistente de voz para o Windows Phone 8.1. Segundo rumores, ela pode combinar o melhor da Siri e do Google Now. Eis um vídeo que parece mostrar a Cortana em ação.

Você certamente está ansioso para saber como será a voz da Cortana, só que ela não aparece no vídeo. Mas não fique chateado: há várias coisas notáveis aqui.

A Cortana é descrita como “uma assistente pessoal em seu celular, pronta para ajudar com lembretes, sugestões, tarefas e muito mais”. Você pode ativá-la a partir da tela inicial, ou segurando o botão de lupa no Windows Phone.

A Cortana requer acesso à sua conta Microsoft, e usa seu local, contatos, e-mails, mensagens de texto e histórico de navegação para aprender seus hábitos. O Verge diz que você terá opções para decidir quais dados podem ser acessados.

Vemos que ela é uma assistente verdadeiramente pessoal: ela pergunta sobre seus interesses, gostos e preferências. O vídeo vazado pelo site UnleashThePhones mostra algumas dessas perguntas: por exemplo, “selecione duas das partes mais agradáveis ??de suas noites”, com as opções “ler”, “cozinhar”, “ouvir música” e outras.

Depois das perguntas, a Cortana guarda os detalhes no “Caderno”, e ativa as funções de busca e comandos por voz. A interface circular gira e salta quando está pensando, e o som da Cortana sendo ativada é bem gratificante. Ela vai aprendendo com seus hábitos para fornecer sugestões, lembretes e outros de forma automática.

Segundo o The Verge, a Cortana emitirá notificações de voos e de outras coisas importantes que apareçam no seu e-mail, tal como o Google Now. Ela usará o Bing, Foursquare e outros serviços para oferecer informações contextuais, dependendo de onde você esteja ou do que você esteja procurando.

Vale lembrar que “Cortana” ainda é um nome provisório para a assistente pessoal do Windows Phone: a Microsoft pode mudá-lo antes do lançamento oficial. (A empresa pode usá-lo porque é dona da franquia Halo.)

Por algum motivo, o vídeo acima não mostra a Cortana realizando tarefas. Será que os servidores da Microsoft ainda não permitem isso? Mesmo assim, esta é uma prévia bacana do que veremos no Windows Phone 8.1, previsto para abril. [UnleashThePhones via The Verge]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.