Intel revela seus novos processadores 64-bit Smartphones e Tablets

Na feira Mobile World Congress, a Intel lançou seu mais novo processador móvel Merrifield, com dois núcleos e arquitetura de 64 bits. Eles também comentaram detalhes sobre o futuro processador Moorefield – também 64-bit, mas com quatro núcleos.

Os novos chips da Intel estarão presentes em dispositivos da Asus, Dell, Lenovo e até mesmo Foxconn – que lançará tablets ainda este ano. Elas usarão um kernel 64-bit para Android fornecido pela Intel: com isso, o sistema poderá lidar com mais de 4 GB de RAM, e certos apps poderão funcionar mais rápido. Explicamos aqui as implicações de adotar a arquitetura de 64 bits.

O Merrifield, também conhecido como Intel Atom Z3480, usa a microarquitetura Silvermont de 22nm, e chega a clock de 2,13 GHz. De acordo com a Intel, ele tem um consumo de energia eficiente que rivaliza com chips baseados em ARM. Ele começará a aparecer em dispositivos no segundo trimestre.

Por sua vez, o Moorefield tem quatro núcleos e chega a clock de até 2,3 GHz, com maior capacidade gráfica. De acordo com benchmarks da Intel, os dois novos chips são mais rápidos que o Apple A7 e Qualcomm Snapdragon 800, lançados no ano passado. O Moorefield chegará ao mercado apenas no segundo semestre.

É bom ver a Intel correndo atrás no mundo mobile, mas fora o Motorola Razr i (e talvez o Asus Fonepad), ainda não houve um aparelho tão atraente com Intel Inside. Ou seja, ainda pode demorar um pouco até que eles estejam dentro de um gadget móvel que você realmente queira. [Intel via Laptop Mag e CNET]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.