Nokia com Android continua a dar sinais de vida

Muito se tem falado sobre o Nokia “X” também conhecido pelo nome de código Normandy, e o que é certo é que continuam a surgir relatos de que este modelo estará mesmo prestes a tornar-se realidade. Desta vez, o “avistamento” foi feito na base de dados de uma app de benchmark de fotografia.

Segundo os dados registrados, parece ficar confirmado o posicionamento low-cost deste Nokia Android com referência oficial RM-980, tendo uma modesta câmera de 3MP sem auto-focus e com Android 4.1.2. Uma versão Android que no entanto não será aquela a que estamos habituados, tendo sido profundamente alterada pela Nokia para nos apresentar um interface mais ao estilo dos Asha.

Pessoalmente, preferiria ver a Nokia a apostar neste seu “Android” em vez dos seus Asha – que embora estejam bastante bem conseguidos, terão sempre a vida dificultada a nível de suporte continuado e desenvolvimento de apps para essa plataforma. Optando por usar Android – mesmo que modificado – o processo de trazer qualquer app Android para este modelo seria muito mais simplificado e do agrado dos developers.

Talvez seja essa mesma a intenção, mas será necessário aguardar mais um pouco para saber se este “Normandy” se torna numa verdadeira nova ofensiva ao segmento low-cost… ou se será um projeto abortado à última hora pelo novo CEO da Microsoft. Supostamente estariam previstas novidades sobre isto no próximo MWC no final de Fevereiro, mas depois do anúncio de que a Samsung irá apresentar o seu novo Galaxy S5 (e certamente concentrar todas as atenções durante esses dias) a Nokia parece estar a reformular os seus planos.

@Aberto até de Madrugada

Tagged . Bookmark the permalink.