Firefox ganha versão beta compatível com modo Metro e touchscreens no Windows 8

A Mozilla liberou hoje uma versão beta do navegador Firefox que é compatível com o modo Metro do Windows 8. Isso significa que seus usuários na plataforma do Windows agora poderão navegar com um browser melhor adaptado para touchscreens.

O Firefox for Windows 8 Touch Beta tem como alvo principal o tablets com Windows 8.x e PCs com telas sensíveis ao toque – ele não é compatível com o Windows RT, então nada de Firefox Metro para tablets com essa versão do sistema operacional.

Mas não estamos falando aqui de um simples lançamento do Firefox para o modo Metro. A Mozilla trabalhou para oferecer uma experiência mais adequada para o mundo das touchscreens, como a fundação explicou em seu blog:

Este Firefox adaptado para toques e baseado em blocos é otimizado para a interface de usuário moderna do Windows 8 e foi projetado para garantir a usuários a melhor experiência de navegação do Firefox possível em seus tablets com Windows 8, laptops com touchscreens e outros dispositivos compatíveis.

O que há de diferente em relação ao Firefox tradicional?

  • Tela inicial diferente: Ela usa os blocos do Windows 8 e tem atalhos para favoritos, histórico e a barra de endereços.
  • Modos de visualização: O app pode ser visto em tela cheia ou dividindo espaço com outro app (bem, como qualquer app de Windows 8)
  • Integração com a barra de charms: Isso facilita o compartilhamento de sites. A partir da barra de charms do Windows 8, você consegue enviar um link para Twitter, Facebook, email e outros apps.

A versão beta do Firefox 28 pode ser baixada por aqui. Mas, por se tratar de uma versão beta, vale sempre o lembrete: é possível que nem tudo funcione como o esperado. [Mozilla via WinSuperSite]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , , . Bookmark the permalink.