AMD pretende dar um grande impulso ao OpenGL “as APIs não vão ser mais um Gargalo”

Bem, você tem que amar a AMD e seus engenheiros. Mantle parece incrível no papel, no entanto, não é a única coisa que o time da AMD está trabalhando atualmente. De acordo com Sellers Graham, a AMD vai apoiar o OpenGL com algumas extensões de alta performance que oferecem desempenho quase semelhante a API da AMDMantle.

Como Sellers afirmou, a AMD tem como objetivo expor todo o hardware de suas GPUs com essas extensões de alta performance para OpenGL, e os jogadores serão capazes de chegar perto de pico teórica de performance. Não só isso, mas Sellers afirmou que jogos usando as versões modernas de OpenGL não serão mais um gargalo como as APIs costumam ser ( DirectX e antigas OpenGLs ), o que significa que os jogadores irão bater os limites de performance gráfica.

Agora, se a AMD oferece melhorias de desempenho extraordinários com essas extensões OpenGL, podemos ver Direct 3D caindo em terceiro lugar (para as GPUs da AMD ). Mantle tem como objetivo ser a melhor API para todos os cartões AMD GCN2.0, enquanto OpenGL pode ser oferecendo um desempenho próximo a ele. Naturalmente, a Nvidia tem feito estas mesmas extensões para suas placas.

A pergunta é quando os desevolvedores vão começar a priorizar o uso do OpenGL, especialmente agora que as Steam Machines estão saindo. Vários Engines como CryEngine, Unity3D, Unigine e outros estão dando suporte para esta tecnologia nos últimos anos, isso significa que a industria realmente esta se direcionando neste caminho.

Fonte: Techmania / DSoGaming

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.