Adolescente cria prótese de mão para garoto de 9 anos usando impressora 3D

Nos EUA, um rapaz do ensino médio fez uma prótese de mão para seu amigo com 9 anos de idade, usando apenas uma impressora 3D. E ele fez tudo isso na biblioteca da cidade.

O garoto se chama Matthew e, segundo o Kansas City Star, nasceu com problemas na mão direita: ele tem apenas o polegar e alguns dígitos parciais. O adolescente Mason Wilde, de 16 anos, decidiu fazer a prótese depois que Matthew viu uma foto da “Robohand” na internet.

Robohand foi criada por Ivan Owen, que trabalha com fantoches; e pelo marceneiro Richard Van As, que perdeu alguns dedos da mão. Ela foi lançada no Thingiverse, uma coleção de projetos que você pode baixar e imprimir em 3D.

Era exatamente o que Matthew precisava, mas a mãe dele não fazia ideia de como eles poderiam imprimi-la. A família já havia desistido de comprar um prótese comum, que pode custar até US$ 18.000; mesmo com plano de saúde, seria difícil adquiri-la. Mas, sabendo que Wilde tinha experiência em computadores, a mãe entrou em contato para ver se ele pode ajudar.

O rapaz então fez alguns cálculos e adaptou o design da Robohand. Felizmente, a biblioteca de Johnson County tem uma impressora 3D. Depois de uma sessão de oito horas, a mão ficou pronta e Matthew podia usá-la.

A Robohand é comandada pelo movimento do pulso: levante para abri-la; abaixe para fechá-la. Matthew já consegue escrever com ela, e diz ao Kansas City Star: “este é o futuro”.

O custo? Só cerca de US$ 60 em materiais, incluindo corante, parafusos, fio nylon e plástico rígido para a “luva” que prende a prótese ao braço. A mão é feita de plástico PLA, comumente usado na impressão em 3D.

Não é a primeira vez que esta técnica é usada para criar uma prótese acessível. No ano passado, um pai amoroso criou uma prótese de mão para seu filho com uma impressora 3D. Agora que os designs estão disponíveis na internet para qualquer um baixar e usar, esperamos que esse tipo de história aconteça mais e mais. [KC Star via Twitter]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , , . Bookmark the permalink.