É oficial: Sony desiste de PCs e vende divisão Vaio

Confirmando rumores, a Sony resolveu desistir de seu negócio de PCs, e anunciou que toda a divisão será vendida para o fundo de investimento Japan Industrial Partners.

Durante o anúncio de seus resultados financeiros, a Sony explicou sua decisão: “mudanças drásticas na indústria global de PCs” resultaram em uma queda na demanda; e a empresa agora está concentrada nos ramos de fotografia, jogos e mobile. Sem perspectiva de lucro em PCs, a Sony resolveu se livrar da divisão.

Os termos completos da venda à JIP devem ficar prontos até março. O valor não foi informado. Em vez de PCs, a Sony irá se concentrar em smartphones e tablets, bem como em fortalecer sua oferta de TVs e PlayStation.

A Sony não está mais criando nem desenvolvendo PCs; e a fabricação deles cessará depois que a nova linha Vaio chegar às lojas no meio do ano. Se você tem um Vaio em casa, saiba que Sony e JIP prometem cumprir a garantia do produto.

Além disso, a Sony anunciou mudanças na divisão de TVs: até julho, ela se tornará uma subsidiária da empresa. Mas por que separá-la? A ideia é deixá-la “mais eficiente e dinâmica”, sem depender do restante da empresa; além de ser “completamente responsável por suas operações”, sem prejudicar o resultado da Sony como um todo.

Segundo a empresa, as mudanças resultarão no corte de 5.000 empregos – 1.500 dos quais no Japão – e a Japan Industrial Partners vai assumir apenas 300 desses funcionários. Os outros serão realocados dentro da Sony, ou receberão auxílio para encontrar emprego fora da empresa. [Sony]

Fonte: Gizmodo

Tagged , , . Bookmark the permalink.
  • hinokakera

    Pelo visto somente o PS4 não vai solucionar os problemas da SONY.

  • bLUE M@X

    Dias “irônicos” vêm por aí !!
    A Sony também deixa de oferecer suporte a diversos modelos de celulares, o que também chama a atenção à Motorola vendida p/ a Lenovo !!

    Hoje ser uma marca tradicional e com longevidade no mercado não significa força nesse mesmo mercado, muitas vezes trabalhando como seguidora em relação às em presas mais novas e com maior inovação.

    Nem a Nintendo que é sinônimo de videogame está escapando, e se não mudar sua política de atuação em apenas uma única plataforma, acabará sendo absorvida se manter resultados pífios, SE tiver sorte, já que esforço parece não ter papel frente ao orgulho de seus executivos. Na pior hipótese e no cenário mais sombrio, poderia ter o mesmo destino amargo da KODAK, que hoje mal lembram que já foi sinônimo de fotografia.

    Esperemos que o nicho de PC não sofra pressão das próprias empresas p/ ter seu ambiente ainda mais reduzido, frete a explosão dos tabletes e smartphones com seus baixos custos de produção e consequentemente de baixa capacidade de processamento, já que a esmagadora maioria de usuários desses produtos só fazem absorver (baixo) conteúdo, enquanto que os usuários de PC ainda produzem alguma coisa, incluindo p/ os usuários de tabletes e celulares. eheheh

    Ainda vai rolar muita discussão, inútil ou quase, sobre a permanência do PC, na forma de desktop ou móvel (note, ultrabook etc), mas é fato que quem usa um PC não é p/ simplesmente navegar e ver fotos e videos. Isso pode ser feito por TV, celulares, tabletes e até geladeira, pois cada consumo é um caso específico e a maioria não sabe nem o que quer absorver, aceita qualquer coisa, diferente do que ocorre em um PC.

    Lembrando que mais dia menos dia, os chineses sairão de sua fronteira e irão entrar de frente e com volume no mercado internacional, ditando finalmente p/ onde seguir, e todos que não acompanharem a corrente devem ter uma forte capacidade de inovação e imaginação p/ lidar com isso. Quem sobreviver, deixe sua marca acesa com neon nas melhores avenidas !!

    Enfim, quem pode sair da “linha de conforto” deve aproveitar as oportunidades que se fazem presentes e adicionar possibilidades de criar conteúdos aos novos nichos e fazer um pé de meia p/ obter o melhor equipamento !! sei que existem talentos por aí, e não é só de gameplays e palhaçadas copiadas de velhas piadas no Youtoba que se faz dinheiro.
    Existem caminhos melhores p/ o boiadeiro fazer o “gado” seguir em frente !!

    • tiagoalves

      bLUE M@X Falou bonito em. Concordo e penso igual do começo ao fim. Esse trecho diz tudo”já que a esmagadora maioria de usuários desses produtos só fazem absorver (baixo) conteúdo,”