A Origem da Adobe e do PostScript

Hoje em dia raramente alguém se preocupa em saber como é que as coisas que lhe aparecem numa tela de computador são criadas. Abrimos um programa qualquer ou página web e conseguimos ler o texto que aparece, sem perder um único segundo a imaginar como é que aquelas letras surgem na tela, transformadas em pixeis independentemente da resolução e tamanho da tela e do texto.

Mas, nem sempre as coisas foram assim, e há algumas décadas atrás, a simples apresentação de texto em modo gráfico e com a necessidade de contemplar uma infinidade de tipos de dispositivos, das telas de baixa resolução a impressoras com elevados dpi, levou ao surgimento do PostScript. O Professor Brailsford da Universidade de Nottingham leva-nos numa fascinante viagem ao passado, recordando como John Warnock e Chuck Geschke, tendo saído do Xerox PARC em 1982, criaram a Adobe e o PostScript.

Engraçado pensar em tudo o que temos hoje e que teve origem naquele famoso centro de desenvolvimento da Xerox – como o mouse e sistema de interface gráfica com janelas…

@Aberto até de Madrugada

Bookmark the permalink.